35° Turma de Pós-Graduação em Videocirurgia Ginecológica.
Videocirurgia Aplicada às especialidades
CMI – Brasília – DF
*Inscrições válidas até esgotarem as vagas!
ESTRUTURA DO CURSO
A Pós-Graduação consiste em atividades teóricas e práticas com duração de dois anos (24 meses) com módulos presenciais e EAD e se divide nas seguintes etapas:
Atividade teórica e prática EAD – 30h/a
Atividade presencial – teoria e prática “dry lab” – 180h/a
Cirurgia experimenta “In vivo” CIVEX – 30h/a
Programa de estágio em cirurgia experimental – 30 h/a
Programa FELLOW MED
Validação UNIPEMEX – 170 h/a
Carga horária total: 360 h
O objetivo da pós-graduação:
Treinar, capacitar e especializar profissionais da área cirúrgica na assistência integral, por meio de acesso cirúrgico minimamente invasivo, utilizando os recursos da videocirurgia. Durante o programa teórico e prático, o curso estimula o aluno aprender um conjunto de competências marcadas pelo seu desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor, utilizamos 5 princípios pedagógicos.
Objetivos específicos:
Atualizar, aprofundar e consolidar suas habilidades e atitudes profissionais em Videocirurgia, numa filosofia moderna e atualizada;
Contribuir para a constante evolução da Videocirurgia e incluir-se nela com a prática do melhor padrão técnico-cirúrgico da cirurgia minimamente invasiva, além de comprometer-se com a aplicação do protocolo de cirurgia segura em todos os seus níveis (protocolo da OMS/ANVISA), sempre visando o princípio hipocrático de beneficiar o paciente;
Revisar conhecimentos gerais acerca da aplicação do método ao nível básico, intermediário e avançado nas diversas áreas com ênfase em Cirurgia Geral, do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Bariátrica, Ginecologia, Oncologia e Urgências;
Aperfeiçoar as habilidades básicas e avançadas na técnica operatória específica, por meio do treinamento em procedimentos Videocirúrgicos, principalmente na sua área de interesse.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Conceitos gerais da videocirurgia básica, intermediária e avançada
Abordagens cirúrgicas minimamente invasivas gerais em pacientes com doenças benignas e neoplásicas. - Abordagens cirúrgicas específicas nos diversos sistemas: Digestório, Ginecológico, Urológico e Parede abdominal.
- Interpretação e utilização dos recursos da endoscopia alta e baixa tanto diagnóstica quanto terapêutica associados à videocirurgia.
- Adaptação da anatomia convencional à visão anatômica bidimensional da videocirurgia.
- Sessões de discussão e vídeos editados sobre protocolos de atuação no pré, trans e pós-operatório.
- Desenvolvimento de habilidades em nós, suturas e anastomoses intestinais.
- Procedimentos cirúrgicos habituais do dia-a-dia: observando sempre quando e como fazer; os detalhes técnicos, a prevenção e a resolução de complicações.
- Detalhes técnicos de cada cirurgia por meio de rotinas passo-a-passo e protocolos bem definidos.
- Reparo e ressecções parciais ou totais de órgão abdominais: quando e como fazer; detalhes técnicos e prevenção de complicações.
- Quais os limites, indicações e contraindicações, quando fazer uma conversão para cirurgia convencional.
- Cuidados técnicos especiais com pacientes jovens e idosos
Protocolos técnico-cirúrgicos. - Conhecimento dos cuidados e protocolos seguros na anestesia e suporte de vida durante os procedimentos cirúrgicos.
- Conhecimento e gestão dos equipamentos, instrumentais e materiais especiais usados nas cirurgias, tanto descartáveis e quanto permanentes
Instrumentação em videocirurgia. - Gestão de equipe cirúrgica e equipe de sala