O Civex Week trouxe entre os dias 12 e 16 de junho a 61° e 62° edição, juntamente com o Cadáver Lap (bariátrica, hérnia e ginecológico), realizado na Sede do Ircard América Latina na unidade de Barretos (SP). O Curso Intensivo de Videocirurgia Experimental é organizado pelo Unicetrex – Cursos Médicos durante o ano, com o intuito de oferecer treinamentos junto aos nossos alunos, cirurgiões e professores, dentro de especialidades da Videocirurgia, como; cirurgia geral, ginecologia, hérnia em parede abdominal, colorretal, cirurgia pediátrica e bariátrica.

No primeiro dia do curso (12/6) iniciou-se o 61° Civex com os alunos tendo contato com o nosso curso de dry lab (simulador), ministrado pelo Dr. Elias Couto (DF) e a Dra. Jordanna Diniz (DF). Essa primeira etapa consistiu em mostrar a parte teórica criando um conteúdo bem embasado e relacionado às ciências médicas e da saúde, tanto em explicações técnicas (aulas) quanto em discussões gerais.

O 62° Civex começou no segundo dia (13/6), com atividades apresentadas pelo Dr. Tiago Sego e a Dra. Jordanna Diniz, onde os alunos contaram com mais prática nos procedimentos no tecido in vivo, com os cursos de Videocirurgia experimental em Ginecologia e Hérnias da Parede Abdominal.

No terceiro dia de Civex Week (14/6), as turmas fizeram mais extensões práticas nas peças, guiadas pela Dra. Jordanna Diniz e Dr. Miguel Nácul. Intensificando ainda mais as práticas no wet lab nos laboratórios oferecidos pelo Ircad durante a semana, o 61° Civex terminou na mesma quarta-feira.

Em seu quarto dia (15/07), foi continuado as atividades da 62° Civex juntamente com Cadáver Lap focando no trabalho com os instrumentos usados na Videocirurgia, tais como: trocartes, insuflador, porta agulhas e outros.

O Civex conseguiu cumprir sua missão e contou com um feedback dos participantes. “Acredito que o contato com cirurgiões experientes na cirurgia minimamente invasiva aqui no Civex e a padronização dos movimentos cirúrgicos laparoscópicos foi uma virada de chave na minha formação e carreira”, comenta o Dr. Guilherme Alves (MG) entusiasmado com a semana que passou no curso.