O METAVERSO DA CIRURGIA

Por Coord. Dr. Miguel Nácul – Cir. Aparelho Digestivo – RS

A chegada do metaverso

A chegada do metaverso promete uma mudança radical na forma como interagimos com o mundo digital, pois possibilita a criação de ambientes virtuais onde cada pessoa pode ser, fazer e construir o que quiser. Ao se conectar através de um smartphone, computador ou console de videogame, o usuário não será apenas um observador do mundo virtual, mas fará parte dele. Ambientes da medicina – consultórios, hospitais, salas cirúrgicas, congressos médicos podem ser criados virtualmente. O avanço ao que hoje já temos, é que ao colocar os óculos de realidade virtual, equipados com fones de ouvido e sensores, será possível entrar um mundo virtual on-line incorporando realidade aumentada, avatares holográficos 3D, vídeos e outros meios de comunicação como realidade fosse. Como são espaços fictícios, o céu é o limite e tudo é possível de ser inventado. A incorporação do metaverso elevaria tanto o atendimento dos pacientes como a educação médica a um patamar superior, com grande facilitação de atividades à distância, incluindo a realização de procedimentos cirúrgicos, por exemplo.

A Evolução do Universo Científico

A evolução dos exames de imagem como a tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética, simuladores de realidade virtual, videocirurgia e plataformas robóticas formam a base sobre a qual a incorporação da inteligência artificial, aprendizado das máquinas e big data, inseridos no metaverso, revolucionarão, uma vez mais, a cirurgia. A criação de universos científicos paralelos como congressos, cursos, a própria universidade farão as experiências virtuais de ensino muito mais intensas e engajadas, quase como encontros presenciais, mas com muito mais recursos. Uma aula, por exemplo, poderá ocorrer dentro do próprio paciente, de um órgão ou sistema. Ou ainda em qualquer cenário atual ou passado, como, por exemplo, no anfiteatro cirúrgico original do século XIX do Massachusetts General Hospital em Boston, EUA. Avatares ou representações holográficas de professores históricos como William Halsted ou mesmo Avicena poderão palestrar em ambientes reais ou virtuais. 

Hisória de Ficção Científica

O cirurgião não só poderá treinar suas cirurgias em simuladores de realidade virtual, utilizando a anatomia do seu paciente captada através de tomografia computadorizada ou ressonância, como também estar totalmente imerso dentro do próprio corpo do paciente. Seria como no filme de ficção científica “viagem fantástica” de 1966, dirigido por Richard Fleischer. Na história, tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética desenvolveram tecnologia de miniaturização da matéria, Para salvar a vida de um cientista soviético que desertou para os EUA e que está em coma devido a um coágulo no cérebro após um atentado a sua vida, os personagens (entre eles, um cirurgião) embarcam em um submarino, que é miniaturizado e injetado no corpo do cientista. A equipe tem uma hora para dissolver o coágulo, pois após este tempo, o submarino retornará ao tamanho normal. O metaverso poderá nos proporcionar situação semelhante, no mundo virtual, é claro (pelo menos, por enquanto)! 

Desenvolvimento de Novas Tecnologias 

Com o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias como a cirurgia robótica e a telemedicina, o setor de saúde já tem passado por uma intensa transformação nos últimos anos. A eclosão da pandemia da COVID-19 trouxe, de forma súbita e inesperada, novos desafios para as empresas do segmento, fazendo com que elas investissem em inovação e adotassem novos recursos tecnológicos. A verdadeira disrupção na indústria da saúde, ao que tudo indica, acontecerá com a criação do metaverso. No entanto, muitas das tecnologias necessárias para que o metaverso se torne real ainda precisam ser desenvolvidas ou melhoradas. Seja como for, parece fundamental estar pronto para receber e entrar nessa nova era tecnológica. 

Dr. Miguel Nácul – RS
Cir. Aparelho Digestivo

@miguelprestesnacul

Coordenador pedagógico dos cursos de Pós Graduação em Videocirurgia do Unicetrex. 

Coordenador pedagógico do Civex – Unicetrex Coordenador Médico do Instituto SIMUTEC 

Apoio: Instituto Simutec